SISTEMA CONTRA EXPLOSÃO

Sistema Contra Explosão

A presença de atmosfera explosiva (vapor de líquidos inflamáveis ou pós combustíveis em suspensão) combinados com fonte de ignição (descarga estática ou fricção devido a movimentação de partes metálicas, etc) causa explosão, evento mais raro que o incêndio mas, certamente, mais sério em termos de perdas humanas e danos em toda planta industrial.

Todas as indústrias apresentam problemas relacionados com tais riscos: não importa o setor avaliado: alimentício, bebidas, química, óleo&gás, farmacêutica, cosmética etc. Portanto, é extremamente importante a adoção de medidas mínimas de segurança para prevenir uma explosão A CROSSFIRE oferece um sistema de supressão de explosão que consiste de três componentes: 1) detector; 2) unidade de controle e 3) supressor(es). No evento de uma ignição, a bola de fogo se expande do núcleo da ignição com a onda de pressão (criada pelo aumento na temperatura) e viaja à frente do incêndio. Os detectores de pressão de explosão são configurados para responder ao aumento de pressão característico em milissegundos.

A unidade de controle de supressão de explosão recebe o sinal de detecção dos sensores de pressão e envia um sinal de liberação de supressor(es) de explosão. O supressor é injetado no reservatório protegido em grande quantidade e alta velocidade usando bocais projetados para dispersá-lo e engolfar a crescente bola de fogo. Isso resfria a bola de fogo rapidamente, mitigando ainda mais a combustão e reduzindo a pressão de explosão. Os sistemas químicos e mecânicos de isolamento de explosão são integrais no projeto da maioria dos sistemas de supressão de explosão para reduzir o risco de propagação de chama/explosão aos equipamentos de processamento conectados.

Open chat